Joelmir Marques da Silva

Biólogo

Biólogo (Universidade de Pernambuco). Doutor em Desenvolvimento Urbano (Universidade Federal de Pernambuco) com período Sanduíche (SWE/CNPq) na Universidad Autónoma Metropolitana unidad Azcapotzalco. Mestre em Diseño, Planificación y Conservación de Paisajes y Jardines (Universidad Autónoma Metropolitana unidad Azcapotzalco). Mestre em Desenvolvimento Urbano (Universidade Federal de Pernambuco).

Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Diseño, Planificación y Conservación de Paisajes y Jardines da Universidad Autónoma Metropolitana unidad Azcapotzalco – México. Pesquisador do Laboratório da Paisagem da UFPE. Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq jardins de Burle Marx. Atua na área de conservação e restauração de Jardins Históricos, botânica histórica e botânica aplicada ao paisagismo.

Autor de 30 artigos científicos em revistas internacionais e nacionais e de 12 capítulos de livros, bem como organizador de 4 livros, todos na área de história, conservação e restauração de jardim e paisagem, além de inúmeros trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais.

Membro do corpo editorial das revistas científicas Bioscience Journal e Boletim de Geografia. Integra a equipe de avaliadores de Revistas Científicas: Brasileira de Arborização Urbana, PASOS: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural (Espanha), Revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (PUCMG), Historia Crítica (Bogotá), Revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (PUCMG), Advances in Ornamental Horticulture and Landscaping, Revista Internacional de Diseño Medio Ambiente y Sostenibilidad, Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Acta Scientiarum: Health Sciences, entre outras.

Integrante das pesquisas: (i) Puesta en valor del paisaje en Palacio Nacional de México: restitución de la arquitectura del espacio abierto (Universidad Autónoma Metropolitana unidad Azcapotzalco); (ii) Paisagem e jardim: da educação do olhar ao valor paisagístico (Universidade Federal de Pernambuco/CNPq); (iii) Paisagem e Patrimônio Natural: os valores patrimoniais das Unidades de Conservação do Recife (Universidade Federal de Pernambuco/CNPq); (iii) O Jardim e a Paisagem na Conservação Urbana (Universidade Federal de Pernambuco/CNPq); (iv) Paisagem e Jardim como Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pernambuco/CNPq) e (vi) Valores del Suelo en América Latina (Lincoln Institute of Land Policy).

Idealizador e organizador do Seminário Internacional Paisagem e Jardim como Patrimônio Cultural (México-Brasil) tendo sua primeira edição realizada em 2015 na Cidade do México e a segunda na Cidade do Recife em 2017. Organizador dos Workshops: (i) Paisagem e Jardim como Patrimônio Cultural (Recife/2017 – CNPq/Capes/Facepe); (ii) Restauración de jardines Históricos (México/2015 – UAM/Conacit) e (iii) Restauro de Jardim Histórico (Recife/2013 – CNPq/Facepe/Uniersidade de Lisboa).

Coorientador da dissertação de Mestrado Puesta en valor del paisaje en Palacio Nacional: Restitución de la arquitectura del espacio abierto (Programa de Pós-Graduação em Diseño, Planificación y Conservación de Paisajes y Jardines da Universidad Autónoma Metropolitana unidad Azcapotzalco – México). Orientador da monografia de especialização Diagnostico da Fitossanidade de Jardins Históricos: A Praça de Casa Forte (Faculdade FAFIRE). Coorientador dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo da UFPE: (i) Entre trilhos e água: proposta de um parque urbano em Moreno; (ii) Jardim entre Paredes e (iii) Parque do Muruim. Supervisor no Brasil das pesquisas: (i) Plan maestro para el resgate del área natural protegida del Cerro de las Estrellas, mediante la revalorización de su paisaje cultural; (ii) Paráfrases arquitectónica y paisagística del jardín botânico al de la Emperatriz en Palácio Nacional  e (iii) Puesta en valor del primer jardín botânico en México; todas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Diseño, Planificación y Conservación de Paisajes y Jardines da Universidad Autónoma Metropolitana unidad Azcapotzalco – México em parceria com o Governo Federal do México.

Autor, junto com Ana Rita Sá Carneiro, dos projetos de restauração da Praça de Casa Forte (2014), da Praça Ministro Salgado Filho (2013) e do Jardim do Palácio do Campo das Princesas (2011), obras de Roberto Burle Marx e Tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural (categoria Jardim Histórico). Membro da equipe do processo de restauração do jardim e do conjunto conventual franciscano de Santa Ana [formado pelos templos de la Soledad e de San Francisco e pelo exconvento de Santa Ana] do século 16 situado em Tzintzuntzan, estado de Michoacán – México e que foi coordenado pelo Dr. Saúl Alcántara Onofre (UAM-A e ICOMOS-México). Organizador, junto com Ana Rita Sá Carneiro, dos Inventários dos Jardins Históricos de Burle Marx no Recife (Públicos e Privados). Membro da Equipe de construção do Aplicativo Patrimônio PEJardins de Burle Marx’ disponível na Play Store para o sistema Android e IOS com apoio do FUNCULTURA – Governo do Estado de Pernambuco. Consultor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura do Recife para a Gestão da Conservação dos Jardins Históricos de Burle Marx. Membro da equipe que definiu os polígonos de tombamento dos jardins de Burle Marx no Recife.